ARTE E ALIMENTOS
PINTURAS DE FRUTAS
CAQUIS
Os doces e vermelhos caquis.
Tão doce como mel.
É também um néctar dos deuses.
Tão doce como mel.
É também um néctar dos deuses.
Peter Lau Pintor contemporâneo |
Jonathan Aller Pintor contemporâneo |
Debbie Becks Cooper Pintora contemporânea |
Música Popular Tradicional Japonesa
Caqui - Brasileiro ou japonês?
Durante mais de cem anos, desde a chegada dos primeiros imigrantes japoneses, os brasileiros aprenderam a conviver com seus costumes.
Muitas palavras de origem japonesa foram incorporadas no Brasil, assim como acrescentaram também novas frutas e novos sabores na culinária brasileira. Um exemplo é o caqui doce que entrou definitivamente no gosto dos brasileiros e a palavra no dicionário. Assim como outras frutas e produtos como a maçã fuji, a abóbora cabochá, o tofu, etc.
O Japão é conhecido por seu tradicional cultivo de vegetais, e é interessante ver que os imigrantes japoneses apesar de estarem longe de seu país, mantém-se fieis às suas tradições culturais.
Sarah Bent Pintora contemporânea |
Caqui em grego: 'Diospyro'
Caqui em inglês: 'Persimmon'
Caqui ou Dióspiro - "Alimento de Zeus"
"O caqui (português brasileiro) ou dióspiro (português europeu) é o fruto do caquizeiro (português brasileiro) ou diospireiro (português europeu) (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. O nome «dióspiro» (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa «alimento de Zeus», enquanto «caqui» vem do japonês kaki (柿)."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caqui
Qual a origem do caqui?
"O caqui é uma fruta originária da Ásia, mais precisamente da China, de onde foi levada para a Índia e o Japão. Com o passar do tempo, durante milênios, espalhou-se pelos outros continentes. A fruta chegou a São Paulo em 1890. Quando os imigrantes japoneses vieram para o Brasil, em 1920, trouxeram novas variedades da fruta e a cultura se expandiu sob o comando deles. O kaki do Japão virou caqui no Brasil."
Os Caquis em Fotografias
Joan Linn Bekins Fotógrafa contemporânea |
Nenhum comentário:
Postar um comentário