PINTURAS NA COZINHA COM AS MULHERES COZINHANDO
Qual é o lugar mais importante da sua casa?
A cozinha?
Cozinhar é uma arte.
Preparar um alimento é um trabalho de grande responsabilidade e empenho. E também de muito
carinho para alimentar as pessoas que se ama.
carinho para alimentar as pessoas que se ama.
Na cozinha há uma verdadeira 'alquimia' ao preparar os alimentos.
Pehr Hillestrom Pintor sueco (1732-1816) |
Música italiana tradicional - Instrumental
Preparando a comida
Daniel Hernandez Morillo Pintor peruano (1856-1932) |
Nicolaes Maes Pintor holandês (1634-1683) |
Justus Junker Pintor holandês (1703-1763) |
Justus Junker Pintor holandês (1703-1763) |
Justus Junker Pintor holandês (1703-1763) |
"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado."
(Rubens Alves)
Adriaan de Lelie Pintor holandês (1755-1820) |
Diego Velazquez Pintor espanhol (1599-1660) |
Qual é o lugar mais importante da sua casa?
"... Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as criança se comportavam bem, eram só sorrisos e todos usavam máscaras.
Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria…"
(Rubens Alves)
Eugene de Blaas Pintor italiano (1843-1932) |
Andrew Colley Pintor inglês (1859-1910) |
Vladimir Makovsky Pintor russo (1846-1920) |
Helen Allingham Pintora inglesa (1848-1926) |
Thomas Hicks Pintor norte-americano (1823-1890) |
Os principais e saudáveis alimentos, que o ser humano precisa, vem da terra, da 'mãe terra'.
"Cozinheira com Vegetais e Frutas" - Nathaniel Bacon Pintor inglês (1585-1627) |
Albrecht Kauw Pintor suíço (1621-1681) |
Pinturas do Período Barroco, do século XVII, dos artistas flamengos, belgas e holandeses.
Frans Snyders Pintor holandês (1579-1657) |
Pieter Aertsen Pintor holandês (c.1508-1575) |
Floris Gerritsz van Schooten Pintor holandês (1587-1665) |
|
Gabriel Metsu Pintor holandês (1629-1667) |
Gerrit Dou Pintor holandês (1613-1675) |
Culinária - A Arte de Cozinhar
"A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. A culinária está invariavelmente associada à cozinha.
Os métodos de culinária variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios."
História da culinária
"A gastronomia – esta expressão nasce no grego antigo: gastros, ‘estômago’, e nomia, ‘lei, conhecimento – é uma arte que engloba a culinária, ofício de preparar alimentos; as bebidas; a matéria-prima de que se valem os profissionais para a elaboração dos pratos e, enfim, todos os recursos culturais ligados a esta criação.
A história da gastronomia se perde nos primórdios da existência da Humanidade, iniciando-se provavelmente, segundo os historiadores, no período paleolítico, assim que o Homem começou a caçar. Uma nova etapa se descortinou para o ser humano quando ele se tornou sedentário, fixando-se à terra, impulsionando então a agricultura e o domínio dos animais. Esta ação proporcionou uma riqueza alimentar antes desconhecida, possibilitando o crescimento da população e o desenvolvimento das migrações, sempre que se esvaíam os bens naturais.
Apenas os egípcios e os mesopotâmicos mantiveram-se em sua própria terra, graças à intensa e permanente fertilidade propiciada pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Os pioneiros na arte gastronômica foram os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e os italianos da era do Império Romano. Logo a fartura resultante da abundância de alimentos gerou o comércio, pois havia a carência de determinados produtos em uma ou outra região, assim era preciso estabelecer um intercâmbio entre estes territórios. O comerciante gerava um fenômeno até este momento inédito, alguns alimentos novos tornavam-se indispensáveis para as pessoas, implementando ainda mais os trâmites comerciais.
Para resistir aos longos deslocamentos sem deteriorar, os alimentos foram protegidos com a adição de temperos e resinas, e cedo o Homem se deu conta da potencialidade de algumas ervas aromáticas, as quais incrementavam o paladar dos alimentos, além de ajudar na sua preservação. A procura destas plantas deu início a grandes transformações sócio-políticas, como o fim do Império Romano, o início dos Descobrimentos, entre outras.
A França não tardou a se tornar um grande centro gastronômico. A união do rei Louis de França com a filha da Itália Catherine de Médici, considerada a rainha das panelas, foi o princípio de uma história de sucesso para a Gastronomia em solo francês. No ano de 1748 despontou neste país um gourmet – como é designado o cozinheiro na França – de imenso talento, Antoine Careme, que já aos 17 anos era contratado para ser o cozinheiro oficial do Palácio Champps-Elisée. Posteriormente, ele foi trabalhar com o imperador Alexandre da Áustria e depois serviu com seus talentos o Barão de Rothschild, o homem mais rico e poderoso da França. Em 1885 o maior cozinheiro do Planeta também era francês, August Scouffier, o qual criou um código relacionando todos os elementos gastronômicos essenciais para uma cozinha, o que contribuiu para um requinte sem igual na Gastronomia.
Na década de 60, Paul Bocuse, Gault Millan e Jean Michelli subverteram esta arte ao criarem a Nouvelle Cuisine Française. Há uma diferença fundamental entre a Gastronomia e a Culinária. O gastrônomo ou gourmet também cozinha, mas ele está igualmente atento à sofisticação dos pratos, preocupando-se em expor da melhor forma possível os alimentos preparados. Assim, ele observa as vestes, a música e a dança mais apropriadas para se aliar a determinadas refeições, transformando este momento em uma verdadeira cerimônia alimentar, não só voltada para a sobrevivência do Homem, mas principalmente para lhe despertar o máximo prazer. Hoje, a região do Mediterrâneo é a mais talentosa na criação de pratos sofisticados e bem produzidos, ocupando o topo na história da Gastronomia."
(Por Ana Lucia Santana) Fonte: http://www.infoescola.com/artes/gastronomia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário