PINTURAS DE PESSOAS SORRINDO
O SORRISO DA MONALISA DE LEONARDO DA VINCI
Sorria!
Você está sendo pintado!
Sorria para a vida
Ela chegou animada
E sorrirá de volta
Sorriso aberto estampado no rosto.
Fanny Fleury Pintora francesa (1848-1920) |
"A sombra do seu sorriso, seu amável sorriso"
(Johnny Mandel)
Música: "Smile" ("Sorria") - Nat King Cole
Música melodia (1936): Charles Chaplin
Letra (1954): John Turner e Geoffrey Parsons
Intérprete: Nat King Cole - cantor e pianista de Jazz norte americano (1919-1965)
"É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar."
(Carlos Drummond de Andrade)
Mary Cassatt Pintora norte americana (1844-1926) |
William-Adolphe-Bouguereau Pintor francês (1825-1905) |
"Sara com seu Cachorro" - Mary Cassatt Pintora norte americana (1844-1926) |
"A simpatia é o coração a sorrir no rosto."
(William Blake)
"Jovem Camponês" - Bartholomé Esteban Murillo Pintor espanhol (1617-1682) |
Sorrisos resultantes de festas e bebidas...
"Má Companhia" - Dirck van Baburen Pintor holandês (c.1595-1604) |
"O Concerto" - Dirck van Baburen Pintor holandês (c.1595-1604) |
"Baile no Cabaré Moulin de La Galette" (detalhe da pintura abaixo) - Renoir |
"Baile no Cabaré Moulin de La Galette" - Renoir |
Sorrisos juntos em família
só alegria...
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
Cenas infantis com muita alegria e sorrisos...
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
Música: "Cenas da Infância" - Schumann
Robert Schumann - Compositor alemão (1810-1856)
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
O artista austríaco Ferdinand George Waldmuller, foi um dos importantes pintores da Áustria do século XIX. Ele é famoso por suas pinturas de retratos.
"Em 1811 obteve um posto de professor de artes plásticas junto da prole do conde Gyulay, na Croácia.
Três anos depois, regressou a Viena e trabalhou o seu estilo copiando as obras dos grandes mestres.
Waldmüller interessou-se progressivamente pela natureza, e dedicou-se à pintura paisagista. Foi neste género que o seu estilo atingiu a maior originalidade: o seu sentido cromático e o seu bom conhecimento da natureza ajudaram-no a executar telas notáveis.
Waldmüller foi também professor na Academia de Belas-Artes de Viena, mas teve regularmente disputas com a elite vienense em virtude das suas críticas ao sistema da instituição, que queria concentrar no estudo da natureza."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_Georg_Waldm%C3%BCller
"E a minha alma alegra-se com seu sorriso, um sorriso amplo e humano, como o aplauso de uma multidão"
(Fernando Pessoa)
"Jovem Sorrindo" - Pierre Auguste Renoir |
Amor de mãe e filhos,
só sorrisos...
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
Mary Cassatt Pintora norte americana (1844-1926) |
Mary Cassatt Pintora norte americana (1844-1926) |
"Então de repente, vem aquela pessoa… quando você menos espera, e te deixa sorrindo a toa…"
(Renato Russo)
"O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade."
(Joseph Addison)
"Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram."
(Machado de Assis)
"Mulher Cigana com Tamborim" - Aaron Corbitt Pintor norte americano contemporâneo |
"Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração."
(Clarice Lispector)
Jean Baptiste Greuze Pintor francês (1725-Aaron Corbitt1803) |
" A vida me ensinou a sorrir para as pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam…"
(Charles Chaplin)
"Um dia sem rir é um dia desperdiçado."
(Charles Chaplin)
Ferdinand George Waldmuller Pintor austríaco (1793-1805) |
"Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios."
(Martin Luther King)
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores."
(Mário Quintana)
"Pior, mas muito pior mesmo
do que as lágrimas de crocodilo,
são os sorrisos de crocodilo..."
são os sorrisos de crocodilo..."
(Mário Quintana)
Simon Hollosy Pintor húngaro (1857-1918) |
Monalisa, a Gioconda, de Leonardo da Vinci
O sorriso mais enigmático e famoso na história da arte:
"O sorriso enigmático e a expressão serena são as características mais marcantes da pintura."
"Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do 'esfumato'. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo o que muitos afirmavam, devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris e é uma das suas maiores atrações."
Expressividade do modelo
O sorriso
"A última análise à enigmática Mona Lisa confirma que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci está feliz. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amsterdã , recorrendo a software apropriado para reconhecimento de emoções. De acordo com esta análise, Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento angustiada, 6 por cento assustada e 2 por cento chateada. As conclusões da investigação vão agora ser publicadas na próxima edição da revista 'New Scientist'. O computador cruzou variantes como a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos, para chegar a este "veredicto". O projeto foi conduzido conjuntamente com alguns pesquisadores da Universidade norte-americana de Illinois, que ajudaram na construção de uma base de dados de rostos de mulheres jovens com expressão "neutra", que serviu de apoio ao software. O programa recorre, na fase de análise, a este standard da base de dados para fazer comparações.
O quadro de Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise."
Identidade do modelo
"Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente no governo fiorentino. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo Da Vinci.12 Esta opinião fundamenta-se numa indicação feita por Da Vinci durante os últimos anos de sua vida, a propósito de um retrato de uma determinada senhora florentina feita da vida ao pedido do magnífico Juliano de Médici. O primeiro biógrafo de Da Vinci, Vasari, também pintor, descreve o retrato como sendo o de Mona Lisa, esposa do cavalheiro florentino Francesco del Giocondo.
Em 2008, essa hipótese é a mais aceita, sendo, inclusive, respaldada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que afirmam terem encontrado um documento com clara referência a um retrato de Lisa del Giocondo que estaria sendo realizado por Leonardo." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa
De todas as teorias sobre a pintura da Mona Lisa, a mais atual é a de que ela não é mais do que um auto-retrato do próprio Da Vinci. Alguns testes com raios-X comprovam esta teoria.
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
"Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do 'esfumato'. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo o que muitos afirmavam, devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.
A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris e é uma das suas maiores atrações."
Expressividade do modelo
O sorriso
"A última análise à enigmática Mona Lisa confirma que a personagem desenhada por Leonardo da Vinci está feliz. O quadro foi interpretado por um computador da Universidade de Amsterdã , recorrendo a software apropriado para reconhecimento de emoções. De acordo com esta análise, Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento angustiada, 6 por cento assustada e 2 por cento chateada. As conclusões da investigação vão agora ser publicadas na próxima edição da revista 'New Scientist'. O computador cruzou variantes como a curvatura dos lábios e as rugas em torno dos olhos, para chegar a este "veredicto". O projeto foi conduzido conjuntamente com alguns pesquisadores da Universidade norte-americana de Illinois, que ajudaram na construção de uma base de dados de rostos de mulheres jovens com expressão "neutra", que serviu de apoio ao software. O programa recorre, na fase de análise, a este standard da base de dados para fazer comparações.
O quadro de Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506, tem intrigado a comunidade científica e artística ao longo dos tempos. Em 2003, uma teoria apresentada na Universidade de Harvard, defendia que o enigmático sorriso associado a este quadro era apenas aparente e visível a partir de determinados ângulos da pintura. No entanto, a especulação em relação à história desta famosa pintura continua e por certo não vai terminar nesta análise."
Identidade do modelo
"Muitos historiadores da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante de seda de Florença e uma figura proeminente no governo fiorentino. Acredita-se também que estes eram vizinhos de Leonardo Da Vinci.12 Esta opinião fundamenta-se numa indicação feita por Da Vinci durante os últimos anos de sua vida, a propósito de um retrato de uma determinada senhora florentina feita da vida ao pedido do magnífico Juliano de Médici. O primeiro biógrafo de Da Vinci, Vasari, também pintor, descreve o retrato como sendo o de Mona Lisa, esposa do cavalheiro florentino Francesco del Giocondo.
Em 2008, essa hipótese é a mais aceita, sendo, inclusive, respaldada por cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, que afirmam terem encontrado um documento com clara referência a um retrato de Lisa del Giocondo que estaria sendo realizado por Leonardo." Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa
De todas as teorias sobre a pintura da Mona Lisa, a mais atual é a de que ela não é mais do que um auto-retrato do próprio Da Vinci. Alguns testes com raios-X comprovam esta teoria.
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
(...) Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono! Música alta e silêncio...
(Clarice Lispector)
"Sorria sempre. Seus lábios não precisam traduzir o que acontece no seu coração."
(Clarice Lispector)
"Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência... sempre."
(Herman Hesse)
"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração."
(Madre Teresa de Calcuta)
"É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar."
(Cecília Meirelles)
"Nega-me o pão, o ar, a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria."
(Pablo Neruda)
"Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu."
(Gabriel Garcia Marques)
Nenhum comentário:
Postar um comentário