Frases do músico Frederic Chopin:
"Existem certas alturas em que me sinto mais inspirado, preenchido com uma força brutal que me obriga a ouvir a minha voz interior, e é nessa altura que eu sinto mais que nunca a necessidade de um piano Pleyel". "A simplicidade é a conquista final. Depois de ter tocado uma quantidade de notas e mais notas, é a simplicidade que emerge como a recompensa coroada da arte".
"Simplicidade é a realização máxima".
"Madame Juliette Pascal no Piano" Henri de Toulouse-Lautrec Pintor pós-impressionista francês (1864-1901)
DIA 22 DE NOVEMBRO
DIA DO MÚSICO E DIA DE SANTA CECÍLIA A Padroeira dos Músicos
"Santa Cecília Tocando Órgão" Jacques Stella Pintor barroco francês (1596-1657) Vários compositores e pintores homenagearam Santa Cecília ao longo dos tempos com sua arte, tanto pictórica quanto musical.
Música: "Ode para o Dia de Santa Cecília" - "Salve, Brilhante Cecília" Henry PURCELL Compositor barroco inglês (1659-1695)
"Santa Cecília" Francisco da Silva Romão Pintor brasileiro (1834-1895)
AS ARTES SE INTERLIGAM A PINTURA "FALA" COM A MÚSICA
A MÚSICA "TOCA" A PINTURA
O Piano e o Violino Em Sons e Imagens
Abaixo um exemplo de música em que o piano "fala" com o violino.
Música: "Romance para piano e violino, op. 11" DVORAK Compositor checo (1841-1904)
"A Sonata de Mozart" Berthe Morissot Pintora impressionista francesa (1841-1895)
"Moça ao Piano" Auguste Renoir Pintor impressionista francês (1841-1919)
"Jovem Tocando Violino" Pietro Paolino Pintor barroco italiano (1603-1681)
Música: "Capricho n.20 - Allegretto em D Maior - para Violino"
Niccolò PAGANINI
Compositor e violinista italiano (1782-1840) Interpretada pelo vionistista Alexander Marcov
Música: "Rapsódia sobre um Tema de Paganini - op 43 var. 18" Sergei RACHMANINOFF
Compositor, pianista e maestro russo (1873-1943)
"Madame Camus ao Piano" Edgar Degas Pintor francês (1834-1917)
Peter Lely Pintor barroco inglês (1618-1680)
Música: "Caprice 24"
Compositor: Niccolò PAGANINI
Compositor e violinista italiano (1782-1840)
Retrato do Compositor Nicolló PAGANINI
A Música na Antiguidade
"Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo. Observamos que, na Grécia, a música funcionava como uma forma de estarem mais próximos das divindades, um caminho para a perfeição – o termo "música", inclusive, teria origem nas Musas, divindades que inspiravam as ciências e as artes. Nessa época, a música era incorporada à dança e ao teatro, formando uma totalidade, e ao som da lira eram recitados poemas. As tragédias gregas encenadas eram inteiramente cantadas acompanhadas da lira, da cítara e de instrumentos de sopro denominados aulos. Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras, um grande filósofo grego que descobriu as notas e os intervalos musicais.
Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos soldados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas, também possuía um papel fundamental na religião e em rituais sagrados, assim como no Egito, onde os egípcios acreditavam na "origem divina" da música, que estava relacionada a culto aos deuses. Geralmente os instrumentos eram tocados por mulheres (chamadas sacerdotisas). Os chineses, além de usarem a música em eventos religiosos e civis tiveram uma percepção mais apurada da música e de como esse refletia sobre o povo chegando a usar a música como "identidade" ou forma de "personalizar" momentos históricos e seus imperadores.
Da idade antiga em diante, os estilos musicais expandem-se tanto, que torna-se impossível definir a música universal apenas observando-se uma localidade (como a Europa), sendo necessária, portanto, uma subdivisão no estudo da história da música por continentes e nações."
Século XX
"No século XX houve ganho de popularidade do rádio pelo mundo, e novas mídias e tecnologias foram desenvolvidas para gravar, capturar, reproduzir e distribuir música. Com a gravação e distribuição, tornou-se possível aos artistas da música ganhar rapidamente fama nacional e até internacional. As apresentações tornaram-se cada vez mais visuais com a transmissão e gravação de vídeos musicais e concertos. Música de todo gênero tornou-se cada vez mais portátil.
A música do século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas de períodos anteriores. A invenção e disseminação dos instrumentos musicais eletrônicos e do sintetizador em meados do século revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes continentes começaram a se exibir, enriquecendo ainda mais a cultura musical."
"Turbante Vermelho" Crayon e pastel s/ papel - 1996
Denise D'O. Ludwig (Foto: João D' Oliveira)
Benedito José Tobias - Pintor brasileiro (1894-1963)
"Crianças Negras" - Emmanuel Zamor - Pintor brasileiro (1840-1917)
"O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos".
"Assunção da Virgem" - Mestre Ataíde (Manuel da Costa Ataíde) Pintor barroco brasileiro (1762-1830) Mestre Ataíde foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Aleijadinho
Abaixo: músicas de alguns compositores brasileiros afro-descendentes dos séculos 18 e 19. Lobo de Mesquita, Nunes Garcia, Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga.
Emerico Lobo de Mesquita
Compositor brasileiro (1746-1805)
José Maurício Nunes Garcia
Compositor erudito brasileiro (1767-1830)
Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana Filho) - Música: "Carinhoso"
Compositor brasileiro (1897-1973) Letra de Braguinha (João de Barro)
"O Mestiço" - Cândido Portinari Pintor brasileiro (1903-1962)
"Na América, a exposição individual é coisa muito séria. O dia da inauguração mete casacas, grande luxo. O expositor só tem direito a convidar oito ou dez pessoas. Indiquei dez negros para os meus dez convites. Não convidaram nenhum".
(Cândido Portinari)
"O Lavrador de Café" - Cândido Portinari
"As Moças de Arcozelo" - Cândido Portinari
Portinari
Música: "Atraente" - Chiquinha Gonzaga
(Francisca Edwiges Neves Gonzaga)
Compositora brasileira (1847-1935)
"Mulata com Buquê de Flores" - Di Cavalcanti Pintor brasileiro (1897-1976)
Di Cavalcanti
"América" - Teófilo de Jesus Pintor brasileiro (1758-1847) (Pintura de uma série de alegorias dos quatro continentes)
"África" - Teófilo de Jesus Pintor brasileiro (1758-1847) (Pintura de uma série de alegorias dos quatro continentes)
"A Negra" - Tarsila do Amaral Pintora brasileira (1886-1973)
Que no futuro desfaçam-se verdadeiramente todos os preconceitos sociais, raciais, sexuais, políticos e religiosos.
"Anjo" - Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) Escultor brasileiro (1894-1963)
"Aleijadinho" (suposto retrato do escultor mineiro) de Euclásio Ventura
Não poderia deixar de homenagear aqui dois dos nossos grandes escritores afro-descendentes: Mário e Machado.
Eles sabiam o que diziam, sentiram na própria "pele" o que os outros homens "queriam" dizer.
"Mário de Andrade" - Tarsila do Amaral
"Passado é lição para refletir, não para repetir". (Mário de Andrade) Poeta e escritor brasileiro (1893-1945) "Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição". (Mário de Andrade)
"Machado de Assis" - Henrique Bernadelli "Está morto, podemos elogiá-lo a vontade". (Machado de Assis) "Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado". (Machado de Assis)