ARTE E RELIGIÃO
PINTURAS DA VISITAÇÃO
DE MARIA À ISABEL
Dia da Visitação
31 de Maio
Música: "Magnificat - 02 - Et Exsultavit" (E se Alegrou) - ANTONIO VIVALDI
Compositor italiano barroco (1678-1741)
Magnificat - Cântico de Maria
A Virgem Maria em Visita à sua Prima Isabel (Elizabeth)
Entendendo esta passagem da história cristã:
Existem inúmeras pinturas de Maria em várias passagens da sua vida.
Uma das representações em pinturas por diversos artistas, foi a da ocasião da visita de Maria a sua prima Isabel (ou Elizabeth), nomeada como "A Visitação". Isto ocorreu logo depois da jovem Virgem Maria ter recebido a notícia da sua gravidez através da "Anunciação" do Anjo Gabriel.
Ao receber Maria e sabendo que estava grávida, Isabel, já idosa e também grávida, exclama:
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre".
E Maria lhe responde: "A minha alma engrandece ao Senhor".
"Esta passagem foi citada no livro do Evangelho de São Lucas e é conhecida em latim como "Magnificat", ou "amplia"..."Minha alma amplia (engrandece)". Também é conhecido como o cântico de Maria, cujo texto é escrito também a partir do evangelho de S. Lucas."
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre".
E Maria lhe responde: "A minha alma engrandece ao Senhor".
"Esta passagem foi citada no livro do Evangelho de São Lucas e é conhecida em latim como "Magnificat", ou "amplia"..."Minha alma amplia (engrandece)". Também é conhecido como o cântico de Maria, cujo texto é escrito também a partir do evangelho de S. Lucas."
Abaixo alguns exemplos de pinturas e músicas de diversos artistas representando o
"Magnificat de Maria:
Pinturicchio Pintor italiano (1454–1513) |
Rembrandt Pintor barroco holandês (1606-1669) |
"Magnificat anima mea Dominum" - "Minha Alma Engrandece ao Senhor"
Giotto Pintor pré-renascentista italiano (1267-1337) |
Fra Angelico
Pintor renascentista italiano (1387-1455) |
Música: "Magnificat - n. 8 - Sicut Locutus Est" (Enquanto ele Falava) - ANTONIO VIVALDI
Compositor italiano barroco (1678-1741)
Domenico Guirlandaio Pintor renascentista italiano (1449-1494) |
El Greco Pintor maneirista grego (1541-`1614) |
Luca Giordano Pintor italiano (1634-1705) |
Rogier van der Weyden Pintor gótico flamengo (c.1400-1464) |
Pintura Explicada: "A pintura acima, retrata o encontro de duas santas, da Virgem Maria e da Santa Elizabeth (Isabel). Com uma poética intimidade, Elizabeth reconhece Maria como a mãe de Deus e beija sua mão. A paisagem idílica, que está em harmonia com as figuras femininas, aumenta ainda mais o clima poético da imagem. A representação iconográfica da 'Visitação', em que as duas santas se encontram ao ar livre, ao invés da casa de Elizabeth, se tornou popular na pintura em livros de iluminuras de artistas holandeses.
As flores de íris e peônia, em primeiro plano, são os símbolos de Maria. No entanto, enquanto na pinturas de Rogier van der Weyden (ver pintura mais acima), por exemplo, estas flores estão modestamente escondidas na grama pintadas meticulosamente."
Fonte: Web Gallery of Art: http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/m/master/ms/1visita.html
Jacopo Pontormo Pintor maneirista italiano (1494-1597) |
Maurice Denis Pintor francês (1870-1943) |
"' A Visitação' é a visita de Maria a sua prima Isabel (ou Elisabeth) como relatada no Evangelho de Lucas (Lucas 1:39-56). É também o termo utilizado para se referir à festa que celebra esta visita, comemorada no dia 31 de maio no cristianismo ocidental e em 30 de março no oriental.
Logo após a Anunciação, Maria parte imediatamente para Hebron, ao sul de Jerusalém, para visitar sua prima Isabel e o marido dela, Zacarias. Os católicos creem que o objetivo desta visita foi levar a graça divina para Isabel e para o seu filho ainda não nascido, João Batista. Creem ainda que o fato de João ter "chutado" quando Maria cumprimentou sua prima é sinal de que ele reconheceu a presença de Jesus e, neste instante, foi purificado do pecado original e preenchido com a graça divina. O diálogo travado entre as duas, como preservado no texto de Lucas se tornou parte da oração da Ave Maria - quando Isabel diz «Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre» (Lucas 1:42) - e do cântico chamado Magnificat - na resposta de Maria em «A minha alma engrandece ao Senhor» (Lucas 1:42) (em latim: Magnificat anima mea Dominum) -, reservado para esta festa.
Nas igrejas de rito latino da Igreja Católica, a Visitação é o segundo Mistério Gozoso do Santo Rosário."
Música: "Magnificat -RV 611 Parte 2/2" - Vivaldi
Compositor barroco italiano (1678-1741)
"Magnificat" - Um Hino Mariano
Eles são usados em ambos serviços devocionais e litúrgicos, especialmente pelas Igrejas Católica Romana, Ortodoxa, Anglicana e Luterana. Eles são freqüentemente usados no mês de Maio, das devoções marianas. Alguns também têm sido adotadas como hinos de Natal. Hinos marianos não são populares entre os protestantes, como muitos protestantes não tem veneração mariana como idolatria. No entanto, a prática é muito comum entre os cristãos de tradições católicas, e um componente-chave da liturgia ortodoxa oriental. Há muitos hinos à Maria, mais usados dentro do ciclo anual da liturgia Ortodoxa Oriental do que na liturgia católica romana".
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Marian_hymn