PINTURAS DE PAVEL FILONOV
PINTOR RUSSO
Filonov foi um artista da Vanguarda Russa.
Ele escreveu o artigo "O Cânone e a Lei" no qual formulou os princípios do realismo analítico, ou anti-cubismo.
Foi amigo de Maiakovski, o "poeta da Revolução" que escreveu:
"A arte deve ligar-se estreitamente com a vida.
Fundir-se com ela ou perecer."
Fundir-se com ela ou perecer."
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| "Fórmula da Primavera" | 
"O quadro 'Fórmula da Primavera' (acima)
possui um excesso de cores e
possui um excesso de cores e
formatos, com seus contornos indefinidos,
com movimentos e focos extremamente
variados, a um ponto que não é possível
determinar neles qualquer começo, meio
ou fim, abrindo-se, desse modo, como um
vastíssimo campo imagético e simbólico –
espaço de sensações."
(Larissa Elias - EBA-UFG)
Música: "Piano Concerto N. 3" - Prokofiev
Sergei Prokofiev: compositor russo (1891-1953)
Pianista: Daniil Trifonov
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| "Renascimento das Pessoas" | 
O próprio Filonov considerou a obra "Cabeças", abaixo, como seu primeiro trabalho de verdade:
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| "Cabeças" - Pavel Filonov Pintor russo (1882-1941)  | 
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| "Onze Cabeças" | 
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| "Pessoas" | 
| "Degeneração de um Homem" | 
| "Pintura Branca" | 
| "Composição" | 
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| "Fórmula do Universo" | 
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| "Cabeça" | 
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| "Duas Cabeças" | 
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| "Faces" | 
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| "Florescimento Universal" | 
Os Cavalos de Filonov
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| "Cavalos" | 
Música: "Suíte do Tenente Kije Op. 60 - Troika" - Prokofiev
Sergey Prokofiev: compositor russo (1891-1953)
Orquestra Filarmônica de Londres
Condutor: Anatole Fistoulari
(Troika, palavra russa que tradicionalmente designa um trenó conduzido por três cavalos alinhados lado a lado)
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| "Animais" | 
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| "O Homem e o Cavalo" | 
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| "Cavaleiro" | 
Religiosidade
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| "Sagrada Família" | 
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| "Homem e Mulher - Adão e Eva" | 
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| "Os Magos" | 
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| "Adoração dos Magos" | 
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| "Fuga para o Egito" | 
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| "São Jorge de Victourios" | 
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| "Três Reis" | 
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| "O Banquete dos Reis" | 
Retratos
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| "Retrato de Nicolay Glebov Putlovsky | 
| Auto-Retrato - Pavel Filonov | 
Vídeo-Música: Pinturas de Pavel Fionov
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| Auto-Retrato - Pavel Filonov | 
"Filonov nasceu em Moscovo, no dia 27 de dezembro de 1882, no seio de uma família operária que em 1897 se transladou a Petrogrado, onde Filonov recebeu aulas de arte. Em 1908 conseguiu ingressar como estudante na Academia Imperial das Artes de Petrogrado, de onde foi expulso em 1910. Após a sua saída da academia, integrou o grupo União dos Jovens (Союз Молодежи), nucleado pelo mecenas Levki Jeverjeev e entre cujos membros destacados estavam Elena Guro, Olga Rozanova, Varvara Bubnova, Mikhail Matiushin, David Burliuk, Vladimir Burliuk, Iuri Annenkov, Kazimir Malevitch, Vladimir Tatlin ou Ivan Kliun.
Em 1912, escreveu o artigo intitulado 'O cânone e a Lei', no qual formulou os princípios do realismo analítico ou "anti-cubismo": de acordo com Filonov, os artistas cubistas representavam os objetos segundo a sua geometria de superfície, enquanto os realistas analíticos deviam representar a geometria interior dos objetos. Esses princípios mantiveram-se em toda a obra posterior de Filonov, que entre 1913 e 1914, esteve muito próxima da de Vladimir Maiakovski, Velimir Khlebnikov e outros artistas futuristas. Nesta época, trabalhou como ilustrador de livrinhos futuristas e publicou o seu poema transracional a 'Canção da Florescência Universal' (Propoved’ o porosli mirovoi).
Em 1917, Filonov participou de forma ativa na Revolução de Outubro, dirigindo até o Comité de Guerra Revolucionária da região de Dunai, mas o poder bolchevique se estabeleceu, e ele regressou à pintura. Em 1919, expõe na 'Primeira Mostra Livre de Artistas de Todas as Tendências' que se celebra no Museu Hermitage. A sua obra - como a de outros artistas de vanguarda - foi apoiada pelo Narkompros, dirigido por Anatoli Lunatcharski, o que fez com que Filonov ingressasse primeiramente como professor da Academia de Artes de Petrogrado e como membro do Instituto de Cultura Artística, sob direção de Kazimir Malevitch, onde organizou mais de setenta artistas que seguiam os princípios do realismo analítico. Ainda mais, o seu trabalho conseguiu influenciar outras correntes, como o suprematismo e o expressionismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavel_Filonov
Em 1912, escreveu o artigo intitulado 'O cânone e a Lei', no qual formulou os princípios do realismo analítico ou "anti-cubismo": de acordo com Filonov, os artistas cubistas representavam os objetos segundo a sua geometria de superfície, enquanto os realistas analíticos deviam representar a geometria interior dos objetos. Esses princípios mantiveram-se em toda a obra posterior de Filonov, que entre 1913 e 1914, esteve muito próxima da de Vladimir Maiakovski, Velimir Khlebnikov e outros artistas futuristas. Nesta época, trabalhou como ilustrador de livrinhos futuristas e publicou o seu poema transracional a 'Canção da Florescência Universal' (Propoved’ o porosli mirovoi).
Em 1917, Filonov participou de forma ativa na Revolução de Outubro, dirigindo até o Comité de Guerra Revolucionária da região de Dunai, mas o poder bolchevique se estabeleceu, e ele regressou à pintura. Em 1919, expõe na 'Primeira Mostra Livre de Artistas de Todas as Tendências' que se celebra no Museu Hermitage. A sua obra - como a de outros artistas de vanguarda - foi apoiada pelo Narkompros, dirigido por Anatoli Lunatcharski, o que fez com que Filonov ingressasse primeiramente como professor da Academia de Artes de Petrogrado e como membro do Instituto de Cultura Artística, sob direção de Kazimir Malevitch, onde organizou mais de setenta artistas que seguiam os princípios do realismo analítico. Ainda mais, o seu trabalho conseguiu influenciar outras correntes, como o suprematismo e o expressionismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavel_Filonov



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