ARTE FRANCESA
HENRI MATISSE
Parte I
Matisse - Expoente do Fauvismo
Matisse - Expoente do Fauvismo
O Fauvismo e as Cores Quentes e Vibrantes Próprias das Pinturas de Matisse
O Fauvismo
"O fauvismo ou fovismo (do francês fauvisme, oriundo de les fauves, "as feras", como foram chamados os não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu entre 1905 e 1907.
O estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henri Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes"."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo
Características da Pintura Fauvista
O fauvismo tem como características marcantes:
"Na verdade, um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros maus."
Matisse
Abaixo"A Tristeza do Rei" foi a última pintura de Matisse
"Estúdio Vermelho" - Henri Matisse Pintor francês (1869- 1957) |
"Harmonia em Vermelho" |
Música- vídeo: Pinturas de Matisse
clique na seta para ver e ouvir
"Interior Vermelho - Natureza Morta Sobre Mesa Azul" |
O Fauvismo
"O fauvismo ou fovismo (do francês fauvisme, oriundo de les fauves, "as feras", como foram chamados os não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu entre 1905 e 1907.
O estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henri Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes"."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fauvismo
Características da Pintura Fauvista
O fauvismo tem como características marcantes:
A simplificação das formas e utilização maciça de cores puras;
A pouca, ou nenhuma, gradação entre os matizes;
As pinceladas, largas e definitivas, que continham espontânea gestualidade;
A utilização da cor na delimitação dos planos e na sensação de profundidade;
A escolha dos matizes sem relação com a realidade;
O movimento rítmico sugerido pelas linhas, texturas e pela continuidade dos elementos desenhados;
Impulsividade e experimentação, em vez de exaustivos estudos preparatórios;
Temas quotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver;
A tradução de sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens
"Odalisca" |
"Mulher Algeriana" |
"Retrato de Madame Matisse" |
"A Música" |
"Na verdade, um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros maus."
Matisse
"A Dança" |
"A Música" |
"Nú Azul" |
Abaixo"A Tristeza do Rei" foi a última pintura de Matisse
"A Tristeza do Rei" |
As Pinturas Mais Antigas de Matisse
"Natureza Morta com Livros" (1890) |
"Mulher Lendo" (1894) |
"A Mesa de Jantar" - A Primeira Obra Prima de Matisse
"A Mesa de Jantar" - 1897 |
"Outra palavra para criatividade é coragem."
(Matisse)
"Recortes" |
Matisse Recortando
Matisse pintando "A Dança Paris" - cerca de 1931 ( MAM - Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris)
"A Dança" - Fundação Barnes
"Desenhar é como fazer um gesto expressivo mas com a vantagem da permanência."
Matisse
Henri Matisse e Suas Modelos
Matisse e a Pomba
Matisse na Capela do Rosário em Saint-Paul-de-Vence - Riviera Francesa
Toda a arquitetura da capela foi projeta com auxílio de Matisse. Além de sua estrutura o pintor foi responsável por desenvolver seus vitrais, painéis, altar, crucifixos e candelabros.
"Matisse foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar, fluída e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor. Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura. Embora fosse inicialmente rotulado de fauvista (uso de cores puras, sem misturar com outras), na década de 1920 ele foi cada vez mais aclamado como um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um conjunto de obras ao longo de mais de meio século, valeram-lhe o reconhecimento como uma figura de liderança na arte moderna."