Sandro Botticelli Pintor renascentista italiano (1445-1510)
Música de Natal: "Noite Feliz" (Instrumental)
Giorgione Pintor italiano da alta renascença (1470-1510)
Música: "Venha, Venha Emannuel" - Aled Jones
Intérprete galês contemporâneo
Fúlvio Pennacchi Pintor e muralista ítalo-brasileiro (1905-1992)
Nasceu Jesus: O Príncipe da Paz
1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. (Is, 9,1)
5 porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.* (Is,9, 5)
6 Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos. (Is, 9,6)
Fúlvio Pennacchi Pintor e muralista ítalo-brasileiro (1905-1992)
"Adoração dos Pastores" Domenico Ghirlandaio Pintor italiano renascentista (1449-1494)
"Adoração dos Pastores" (detalhe) - Domenico Ghirlandaio Pintor italiano renascentista (1449-1494)
Filippo Lippi Pintor renascentista italiano (1406-1469)
Música: "Venha, Venha Emanuel" (Instrumental)
Música: "White Christmas" - Instrumental Compositor Irving Berlin
"Sagrada Família" Marc Chagall Pintor russo expressionista (1887-1985)
O ícone abaixo é um detalhe da Anunciação à Virgem Maria com base em um ícone bizantino.
"O termo "arte bizantina" refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais". PINTURA BIZANTINA
No século V, em Bizâncio, emergiu um novo império cristão que duraria mil anos, criando uma nova forma de arte, nascida do Cristianismo. Em Roma, nas antigas catacumbas cristãs, há uma série de murais que datam das perseguições aos cristãos nos séculos III e IV. São os primeiros exemplos de pintura bizantina ou pinturas no Período Bizantino. No século IV, o imperador Constantino reconheceu o culto livre aos cristãos do Império Romano. A arte cristã primitiva evoluiu então para a arte bizantina. O mosaico foi a característica principal do período e suas características de criação influenciaram mais tarde a arte gótica. Nos séculos VIII e IX, o mundo bizantino foi dilacerado pela questão da iconoclastia, uma controvérsia sobre o uso de pinturas ou entalhes na vida religiosa. Toda representação humana que fosse realista poderia ser considerada uma violação ao mandamento de não adorar imagens esculpidas. O imperador Leão III proibiu qualquer imagem em forma humana de Cristo, da Virgem, santos ou anjos. Como resultado, vários artistas bizantinos migraram para o Ocidente. Em 843, a lei foi revogada.
Música: "The Angel Gabriel" Cantado em coro ("Carol Basco")
PINTURAS RENASCENTISTAS DO ANJO GABRIEL O anjo Gabriel, também conhecido como São Gabriel Arcanjo, foi o escolhido como mensageiro para anunciar à Virgem Maria que ela foi a escolhida por Deus, com o envio do Espírito Santo para conceber e dar à luz ao Salvador, que o chamará de Jesus. Independente da religião ou religiosidade de cada pessoa, para compreender a arte e as pinturas antigas, principalmente as renascentistas, é necessário algum conhecimento da história bíblica do antigo e do novo testamento.
"A arte renascentista é quase exclusivamente dedicada a realçar os grandes protagonistas da religião cristã: Cristo, a Virgem Maria, os apóstolos e os Santos". ("História da Arte- Beleza e Formas" Ediciones Del Prado ) Colocarei algumas imagens da Anunciação com a Virgem Maria somente no dia 25 de março. Segundo a Igreja Católica, esta é a data que comemora-se o dia da Festa da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, ou seja, nove meses antes de 25 de dezembro, do evento do Natal de Jesus.
ANJO GABRIEL EM ANUNCIAÇÃO (em detalhe)
"Anunciação" - GIOTTO Pintor do período gótico italiano (1267-1337)
"Anunciação" - LEONARDO DA VINCI Pintor renascentista italiano (1452-1519)
"Anunciação" - GAUDENZIO FERRARI Artista italiano renascentista (1471-1746)
"Arcanjo Gabriel" - Paul Emil Jacobs Pintor alemão (1802-1866)
ANJOS MITOLÓGICOS - CUPIDOS ANJOS E ARCANJOS RELIGIOSOS
DO PROFANO AO SAGRADO Seres de Luz Celestial Os Mensageiros de Deus
A arte conta a história e a história faz a arte Como escrevi em uma das primeiras publicações deste blog, a arte conta a história e esta faz a arte.
Ao longo destes meses tenho colocado pinturas, ilustrações e músicas sobre variados tópicos. As pinturas, em especial, mostram a história da arte ao longo dos tempos e ao longo dos diferentes temas e artistas.
Conhecer a história mundial, a mitologia e a religião ocidental etc, fica mais interessante e mais fácil olhando-as através da arte pictórica.
As pinturas na antiguidade eram utilizadas não somente para ilustrar a história
mas para explicá-la em seus pormenores, pois a maioria das pessoas não sabia ler. "DE ARTE EM ARTE" mostrou em alguns posts anteriores e continuará mostrando algumas passagens bíblicas, principalmente nas pinturas renascentistas, com a proximidade do evento de Natal.
Neste tema dos anjos mostro antes algumas pinturas, em referência à mitologia greco-romana com seus cupidos, conhecidos como "amor" ou "eros".
“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei”. (Êxodo 23, 20).
Música: "Air in G Strings" - (Ária na corda Sol) - Johann Sebastian Bach
Compositor alemão 1685-1750)
Anjos Mitológicos - Cupidos
"Cupido"
Willian Adolphe Bouguereau *
Pintor inglês (1825-1905)
"Vênus e Cupido" - Alessandro Allori Pintor italiano (1535-1607)
Émile Munier
Pintor acadêmico francês (1840-1895)
Émile Munier
Pintor acadêmico francês (1840-1895)
Willian Adolphe Bouguereau *
(Pintura realista)
Pintor inglês (1825-1905)
* William-Adolphe Bouguereau (1825 - 1905) foi um pintor acadêmico inglês. Um artista tradicionalista que em suas pinturas de gênero realistas usava temas mitológicos, fazendo interpretações modernas de assuntos clássicos, com uma ênfase no corpo humano feminino.
Música: "Viagem dos Anjos" - Enya
Sobre a Arte da Estética do Sagrado e do Profano "Desde a antiguidade o conhecimento mágico do mundo e a consequente prática ritual que este leva consigo, estabeleceu a base para que o homem se dotasse de um pensamento místico e religioso. Muito provavelmente o mito surge como uma verbalização do rito. Na arte pré-histórica os motivos artísticos eram baseados na natureza. Esta deixou de ser o principal motivo estético para dar passagem ao homem e às suas divindades. Surge uma "Estética do Sagrado". O homem cria obras onde pretende comunicar-se com seu deus ou deuses,, estabelecendo vínculos com o sobrenatural, o transcendente. A "Estética do Profano" - que se inciou na Grécia clássica e domina a civilização ocidental até o Renascimento - não renuncia à elevação espiritual, mas esta se produz desde o homem e não desde a divindade. Em geral, a arte das grandes civilizações antigas responde a modelos de uma estética do sagrado". (Fonte: Livro: "A História Geral da Arte- A Arte: A Beleza e suas Formas" Ediciones Del Prado)
"Anjo Renascentista" - Edward Burne-Jones Pintor inglês (1833-1898)
"Madonna Sistine" (detalhe)
Rafael Sanzio
Pintor italiano renascentista (1482-1520)
"Madonna Sistine"
Rafael Sanzio
Pintor italiano renascentista (1482-1520)
Anjo - Giotto* (1267-1337)
*Giotto foi um pintor e arquiteto italiano de Florença no final da Idade Média.
Ele é geralmente considerado o primeiro de uma linha de grandes artistas que contribuíram para o renascimento italiano.
Filippo Lippi Pintor da alta-renascença italiana (1406-1469)
Filippo Lippi Pintor da alta renascença italiana (1406-1469)
Giovani Batista di Jacopo ou Rosso Fiorentino Pintor renascentista italiano (1494-1540)
"Eu vi o anjo no mármore e o esculpi até 'libertá-lo' " (Michelangelo)