ARTE EM PINTURAS DE FARMACÊUTICOS E FARMÁCIAS - APOTECAS OU BOTICAS
Dia Internacional do Farmacêutico
25 de Setembro
(Dia Nacional - 20 de Janeiro)
Em tempos de Pandemia
a importância dos profissionais da área farmacêutica
São Cosme e Damião
Os Santos Médicos Patronos dos Médicos, Cirurgiões e Farmacêuticos
"Milagre dos Santos Médicos Cosme e Damião" - Fernando del Rinco Pintor espanhol (c.1460 - ?)
Música - Mozart
Wolfgag Amadeus Mozart: compositor austríaco (1756-1781)
"O Milagre de São Cosme e Damião" - Pedro de Raxis
Pintor espanhol (1555-1626)
História do Farmacêutico
"Há milênios, a atividade do farmacêutico já era exercida e de grande importância para a saúde. ... E em Bagdá, Arábia Saudita, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia. As primeiras boticas ou apotecas surgiram no século X e são consideradas as precursoras das farmácias modernas."
"Há mais de 2600 anos, os chineses, por exemplo, já desenvolviam seus remédios, extraindo drogas de milhares de plantas para curar doenças. Os egípcios também preparavam seus medicamentos a partir de vegetais, sais de chumbo, cobre e ungüentos de banha de leão, hipopótamo, crocodilo e cobra há mais de 1500 anos.
Na Índia, os brâmanes desenvolveram remédios a partir de 600 tipos diferentes de plantas medicinais. E na Grécia, os processos de cura aconteciam no interior dos templos, onde eram pendurados os ex–votos dos doentes quando alcançavam a cura. Eram utilizadas para a cura as chamadas fórmulas mágicas e conjuros, procedimentos que hoje não fazem parte da rotina do farmacêutico.
E a evolução e o desenvolvimento da farmácia, como atividade diferenciada, só aconteceria na Alexandria, após um período de instabilidade marcado por guerras, epidemias e envenenamentos. A farmacologia ganhou grande impulso, principalmente no tratamento de soldados abatidos nos campos de batalha.
Os farmacêuticos, no início do século II, incrementaram as diversas fórmulas existentes para melhor atender às necessidades da época. E em Bagdá, Arábia Saudita, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia.
As primeiras boticas ou apotecas surgiram no século X e são consideradas as precursoras das farmácias modernas.
A figura do apotecário ou boticário aparece nos conventos da França e Espanha, desempenhando o papel de médico e farmacêutico. Esta figura, imortalizada em muitos clássicos como em Romeu e Julieta, de Shakespeare, era considerada exímia conhecedora dos limites entre o remédio e o veneno. Para exercer essa profissão, deveria pertencer a uma família honrada, com boa situação econômica, conhecer o latim, ter boa redação e apresentar certidão de cristianismo e moralidade. Tinha ainda que cultivar as plantas utilizadas na preparação dos medicamentos e trabalhar sob a vista do público.
No Brasil, o surgimento da farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comércio se intensificou com a vinda da Família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.
Regulamentada no Brasil como atividade profissional, sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta seu exercício, com base na Lei 3.820, desde sua assinatura em 11 de novembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek."
fonte: https://farmacotecnica.com.br/historia-da-profissao-farmaceutica-no-brasil-e-no-mundo#:~:text=H%C3%A1%20mil%C3%AAnios%2C%20a%20atividade%20do,grande%20import%C3%A2ncia%20para%20a%20sa%C3%BAde.&text=E%20em%20Bagd%C3%A1%2C%20Ar%C3%A1bia%20Saudita,as%20precursoras%20das%20farm%C3%A1cias%20modernas.
Alquimista - Pintura Medieval
Fotografias das Farmácias ou Apotecas como eram conhecidas antigamente
"A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas."
fonte: https://www.crfmg.org.br/externo/institucional/historia_historia.php#:~:text=A%20origem%20das%20atividades%20relacionadas,foram%20criadas%20as%20primeiras%20boticas.
"Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários. São o responsáveis por toda a cadeia produtiva do medicamento, desde a produção industrial até o paciente consumidor final, assegurando assim o uso seguro, racional e efetivo dos medicamentos.
Atualmente a profissão é marcada pelos conceitos de assistência farmacêutica e atenção farmaceutica. A assistência farmacêutica engloba todo o ciclo do medicamento antes do uso pelo paciente, trazendo a preocupação com a saúde do usuário final para as etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, formulação, qualidade, conservação, transporte, distribuição e seleção, difusão de informações e educação continuada para profissionais da saúde e pacientes. Já atenção farmacêutica caracteriza-se pelo relacionamento direto entre farmacêutico e paciente visando o acompanhamento e uso racional da farmacoterapia, incluindo: atendimento farmacêutico (interação farmacêutico-paciente), fornecimento de medicamentos (dispensação), acompanhamento da farmacoterapia e intervenção farmacoterapêutica.
Apesar do foco da profissão ser o medicamento, houve também expansão de atuações, sempre com foco na saúde do usuário final, para atividades relacionadas a laboratórios de análises clínicas, a indústria de cosméticos e a indústria alimentícia entre outros, totalizando 135 especialidades diferentes.
De uma maneira geral, a profissão caracteriza-se mundialmente pelo seguinte núcleo de disciplinas e conhecimentos específicos:
Serviços farmacêuticos (prática farmacêutica): assistência farmacêutica e atenção farmacêutica, farmacoepidemiologia, farmacoeconomia, farmacovigilância.
Obtenção e entendimento do modo de ação de fármacos: química farmacêutica, química medicinal, farmacognosia e farmacologia.
Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica: formulação, forma farmacêutica, produção industrial e magistral (manipulação).
Entre os ambientes de trabalho mais comuns encontra-se: Farmácias (comunitária, hospitalar, comercial, magistral), Drogarias, Industria Farmacêutica, Laboratórios de análises clínicas entre outros."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Farmac%C3%AAutico
Música-vídeo farmácia e farmacêuticos
Alguns farmacêuticos na história mundial
Carlos Drummond de Andrade, além de notável escritor, foi diplomado farmacêutico
Alberto de Oliveira, Imortal fundador da Academia Brasileira de Letras
John Pemberton, farmacêutico responsável pela criação da fórmula da Coca-Cola
Caleb Bradham, desenvolvedor da fórmula da Pepsi
Henri Nestlé, responsável pela criação da farinha láctea Nestlé e fundador da multinacional de mesmo nome
Martin Heinrich Klaproth (Farmacêutico alemão (descobriu os elementos químicos, urânio, zircônio e titânio.
Hubert Humphrey, 38° Vice-presidente dos Estados Unidos
Friedrich Wilhelm Adam Sertürner, descobriu a morfina em 1805
São Cosme e Damião
"Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário. Na Igreja Ortodoxa são celebrados no dia 1 de novembro e também em 1 de julho pelos ortodoxos gregos. Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro."
Data da Celebração
"A Igreja Católica Apostólica Romana, desde tempos imemoráveis até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já Santos Cosme e Damião, como não se sabe a data de morte deles, tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro. Ainda assim, católicos tradicionalistas, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como o Candomblé e a Umbanda, continuam a comemorá-los no dia 27. Apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Dami%C3%A3o