As Pinturas Populares da Artista Maria Prymachenko
Maria Prymachenko
Pintora ucraniana (1909-1997)
"Maria Prymachenko, foi uma pintora de arte folclórica ucraniana, sendo uma das principais representantes da arte naif desse país. Autodidata, é conhecida pelos os seus desenhos, bordados e pintura em cerâmica. Foi laureada com o Prémio Nacional da Ucrânia, criado em homenagem a T.G. Shevchenko."
Maria Prymachenko
Pintora ucraniana (1909-1997)
Música: "Piano Concerto N. 3, Op. 30" - Rachmaninoff
Pianista intérprete: Vladimir Horovitz
Pianista ucraniano-americano (1903-1989)
Maria Prymachenko
Pintora ucraniana (1909-1997)
Maria Prymachenko
Maria Prymachenko
Maria Prymachenko
Maria Prymachenko nasceu em uma família de camponeses. E viveu em meio aos campos, onde se inspirou para as suas obras.
Estilo e temas de Maria Prymachenko
"As pinturas de Prymachenko são chamadas de “arte ingênua” (arte naif), termo usado para descrever o trabalho de artistas que não receberam treinamento formal em arte e que são totalmente autodidatas, sem muitas referências à história da arte.
Ela encontrou suas fontes e temas nas pinturas murais decorativas que eram características proeminentes na Ucrânia, em canções de ninar, lendas folclóricas e contos de fadas, e na natureza que a cercava.
Prymachenko amava a cor e imbuiu suas pinturas com formas e cores rítmicas, criando uma ode sensível e apaixonada à vida, ao mesmo tempo em que a entrelaçava com as influências da arte popular com as quais ela cresceu. Ela desenhou as linhas em suas obras com lápis e depois pintou com guache e aquarela."
As obras de Prymachenko podem ser subdivididas em peças temáticas, simbólicas e ornamentais. Suas pinturas estão repletas de detalhes imaginativos e criaturas fantásticas. São pássaros lindamente emplumados e outros animais que discutem, tocam música e jantam juntos. Ela adorava representações simétricas coloridas de arranjos florais decorativos.
Em 1970, Prymachenko recebeu o título de Artista do Povo da Ucrânia.
Maria Prymachenko
Maria Prymachenko
Com muito pesar muitas obras desta artista, que estavam no Museu da história da Arte, em Ivankiv, perto de Kiev, foram destruídas, pelos bombardeios russos.
Entretanto, "o Museu Nacional de Arte Decorativa Folclórica Ucraniana, em Kiev, abriga outra grande coleção, composta por cerca de 650 peças de obras da artista. (Esperamos que os russos não cheguem lá.)"
Uma Pequena Homenagem ao Povo Ucraniano que Possui uma Arte tão Bela e Rica
Kateryna Bilokur
Pintora ucraniana (1900-1961)
Kateryna Bilokur
Pintora ucraniana (1900-1961)
Música: " Quarteto para Cordas N.4, Op.43" - Boris Lyatoshinsky
Compositor ucraniano (1895-1968)
"Kateryna" - Taras Shevchenko
(em ucraniano Тарáс Григóрович Шевчéнко)
Pintor ucraniano (1814-1861)
"Túmulo de Askold" - Taras Shevchenko
Pintor ucraniano (1814-1861)
"Menina com Chapéu Vermelho" - Alexander Murashko
(Murashko Oleksandr)
Pintor ucraniano (1875-1919)
"Perto da Lagoa" (Retrato de Marguerite Murashko) - Alexander Murashko
(Murashko Oleksandr)
Pintor ucraniano (1875-1919)
"Manchas de Luz Solar" - Alexander Murashko
(Murashko Oleksandr)
Pintor ucraniano (1875-1919)
"Inverno" - Alexander Murashko
(Murashko Oleksandr)
Pintor ucraniano (1875-1919)
Música: "Caprice N. 17" - Paganini
Nicolló Paganini: Compositor italiano (1782-1840)
Intérprete: David Oistrakh - Violinista ucraniano (1908-1974)
Vasyl Krychevsky
Pintor ucraniano (1873-1952)
Vasyl Krychevsky
Pintor ucraniano (1873-1952)
Vasyl Krychevsky
Pintor ucraniano (1873-1952)
Vasyl Krychevsky
Pintor ucraniano (1873-1952)
Vladimir Borovikovsky
Pintor ucraniano (1757-1825)
Vladimir Borovikovsky
Pintor ucraniano (1757-1825)
O Abstracionismo do Famoso Pintor Ucraniano-russo Malevich
"Suprematismo" - Kazimir Malevich
Pintor ucraniano-russo - nascido em Kiev (1879-1935)
"Suprematismo" - Kazimir Malevich
Pintor ucraniano-russo - nascido em Kiev (1879-1935)
"O Lenhador" - Kazimir Malevich
Pintor ucraniano-russo - nascido em Kiev (1879-1935)
"O Afiador de Facas" - Kazimir Malevich
Pintor ucraniano-russo - nascido em Kiev (1879-1935)
História da Arte Ucraniana
"Na virada do século 19, as tendências acadêmicas da arte ucraniana deram lugar ao impressionismo . Artistas ucranianos, que antes haviam estudado na Academia de Artes de São Petersburgo , a única academia desse tipo no Império Russo , começaram a visitar academias ocidentais em Cracóvia , Munique e Paris e a voltar para casa com novas ideias sobre arte. Exposições de arte ucraniana começaram a ser realizadas, primeiro em Lviv (sob controle austríaco) e depois em Kieve outras cidades. Uma reação contra o impressionismo e o etnografismo começou no início da primeira década do século 20, e a influência de novos movimentos na arte mundial tornou-se evidente na Ucrânia. Certos artistas, como Alexander Archipenko , tornaram-se os co-fundadores de novas tendências estilísticas, enquanto outros, como Mykhailo Boichuk e membros de sua escola, combinaram as novas ideias artísticas com formas tradicionais mais antigas, particularmente com o estilo bizantino (ver Neo- Bizantinismo). A escola de Boichuk levantou novamente os problemas de composição e restabeleceu o estilo monumental na arte ucraniana contemporânea. Do ponto de vista histórico, este foi um dos fenômenos mais interessantes da arte do Leste Europeu do século XX. No início do século 20 houve também um esforço (por artistas como Vasyl H. Krychevsky ) para reviver um estilo ucraniano na arquitetura baseada no barroco cossaco e na arquitetura popular .
Uma das primeiras ações tomadas pela nova República Nacional Ucraniana foi estabelecer a Academia Estatal Ucraniana de Artes em Kiev , em dezembro de 1917. O corpo docente da academia consistia em muitos artistas e professores proeminentes. Após a ocupação soviética da Ucrânia em 1920, a academia foi renomeada para Instituto de Arte do Estado de Kiev . Várias escolas de arte superior também foram estabelecidas em Kharkiv , Odesa e Dnipropetrovsk
Na década de 1920 existiam cinco associações de artistas com perfis artísticos e ideológicos variados na Ucrânia soviética, mas em 1932 todas elas foram dissolvidas e eventualmente substituídas pela União dos Artistas da Ucrânia , que era um ramo da União dos Artistas da URSS com sede em Moscou . Na década de 1920, os artistas ucranianos tinham sua própria seção no pavilhão soviético na Bienal de Veneza, mas isso também acabou sendo proibido. O estilo soviético de realismo socialista foi imposto a todos os artistas na década de 1930, e muitas obras que não se enquadravam no estilo foram destruídas, enquanto seus autores foram perseguidos por 'nacionalismo' e 'formalismo'. Por causa dessa política, vários artistas da Ucrânia soviética buscaram refúgio no Ocidente antes e depois da Segunda Guerra Mundial , primeiro na Ucrânia Ocidental e depois nos campos de deslocados na Alemanha e na Áustria , de onde foram reassentados nos países da Europa Ocidental, Estados Unidos , Canadá , América do Sul, e Austrália .
O desenvolvimento da arte na Ucrânia soviética após 1945 foi marcado pela constante luta entre o realismo socialista e o desejo de liberdade de expressão. Embora os artistas da Ucrânia soviética não pudessem apresentar uma exposição fora dos países do bloco soviético do calibre de sua exposição na Bienal de Veneza, eles conseguiram publicar os seis volumes Istoriia ukraïns'koho mystetstva (A História da Arte Ucraniana, 1966-70). Nesta obra, o antigo ícone ucraniano , que ainda na década de 1950 foi rejeitado como idealista e burguês, foi reabilitado como parte do folclore.arte. Ultrapassando os limites do realismo socialista, os artistas ucranianos do bloco soviético marcaram suas principais realizações nas artes gráficas e decorativas – mosaicos , majólicas e cerâmicas – onde os materiais utilizados não permitem a representação realista e permitem simplificação e estilização.
Após as dificuldades econômicas e culturais iniciais de reassentamento , os artistas ucranianos no Ocidente começaram a participar da vida artística de suas novas pátrias. A comunidade artística ucraniana no exterior é composta por três gerações de artistas: os nascidos e formados na Ucrânia, os nascidos na Ucrânia e formados no Ocidente e os nascidos e formados no Ocidente. Esses artistas têm suas próprias associações, escolas de arte , institutos e galerias. Embora suas contribuições não tenham sido reconhecidas oficialmente na Ucrânia soviética , muitas delas merecem um lugar duradouro na história da arte ucraniana."
Dentro dos museus, andando por aqueles grandes salões, entre centenas de anos de obras-primas, raramente vê-se uma pintura de um rosto sorrindo para você.
Mas os pintores holandeses retrataram as pessoas mais simples, sorridentes e alegres, em seu cotidiano.
Frans Hals Pintor holandês (1592-1666)/
Os Pintores dos Países Baixos do Século de Ouro
Também conhecido como a Idade de Ouro Holandesa
"O Século de Ouro dos Países Baixos (em neerlandês: Gouden Eeuw), também conhecido como a Idade de Ouro Neerlandesa, foi um período da História dos Países Baixos compreendido entre 1584 e 1702, no qual a modesta República Unida dos Países Baixos (Estado antecessor dos Países Baixos contemporâneos) transformou-se na primeira potência capitalista do ocidente.
Nesta época floresceram o comércio, a ciência e a cultura neerlandesa, as quais foram as mais aclamadas mundialmente.
Os Países Baixos perderam seu poder hegemônico no século XVIII, sendo superados pelo Reino Unido, com o Tratado de Utrecht, mas também pela França."
Pintura
"A pintura do Século de Ouro dos Países Baixos seguiu muitas das tendências que dominaram a arte Barroca em outras partes da Europa, como naturalismo Caravaggismo e um crescente interesse em tópicos como natureza-morta, arte de paisagem e pintura de gênero.
Pintura de história — tradicionalmente o mais elevado gênero — e retratismo também foram populares. Enquanto colecionar e pintar para o mercado livre também era comum em outros lugares, historiadores de arte apontam para o crescente número da rica classe média neerlandesa e padrões mercantis como as forças motrizes na popularidade de certos tópicos pictórios.[8] Esta tendência, junto à falta de patrocínio da igreja Contrarreformista que dominava as artes na Europa católica, resultou em um grande número de "cenas da vida cotidiana" (gênero) e outros retratos não religiosos. Paisagens e pintura marítima, por exemplo, refletem a terra conquistada ao mar e as fontes de comércio e poder naval que marcaram o Século de Ouro da República. Um aspecto muito representativo da pintura barroca neerlandesa é o retrato de grandes grupos, particularmente guildas civis e milícias, como a Ronda Noturna de Rembrandt.
Os mais famosos pintores do Século de Ouro são as figuras mais dominantes do período: Rembrandt, o mestre do gênero Johannes Vermeer, o inovador pintor paisagista Jacob van Ruisdael, e Frans Hals, que injetou nova vida no retratismo. Alguns estilos artísticos e tendências notáveis incluem o Maneirismo de Haarlem, o Caravagismo de Utrecht, a Escola de Delft, os fijnschilders de Leiden e o Classicismo neerlandês."