PINTURAS EXPRESSIONISTAS
MOVIMENTO EXPRESSIONISTA ALEMÃO
"O Cavaleiro Azul" ( Der Blaue Reiter)
"O Cavaleiro Azul" ( Der Blaue Reiter)
Macke, Marc e Paul Klee
Franz Marc Pintor alemão (1880-1916) |
Música: "Sinfonia 1 em Dó Maior, Op. 21 - IV Adagio-Allegro molto e vivace" - Beethoven
"O Cavaleiro Azul"
"Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul") foi um grupo de artistas da Neue Künstlervereinigung München, em Munique, Alemanha.
De inspiração expressionista, o grupo formou-se em 1911, a partir de emigrantes russos e alemães. Dele, os principais integrantes foram Wassily Kandinsky, Alexej von Jawlensky, Franz Marc, August Macke, Paul Klee e Marianne von Werefkin.
O nome 'Der Blaue Reiter' teve origem na paixão de Marc pelos cavalos e no amor de Kandinsky pela cor azul.
Para Kandinsky, o azul é a cor da espiritualidade e quanto mais escuro, mais desperta o desejo humano pelo eterno, conforme escreve em seu livro On the Spiritual in Art, (1911). Além disso Kandinsky havia criado uma obra com o mesmo nome (Der Blaue Reiter), em 1903.
Almanaque do 'Der Blaue Reiter' (O Cavaleiro Azul), de 1912.
Capa de autoria de Wassily Kandinsky
"O movimento expressionista 'Der Blaue Reiter' ocorre desde 1911 até 1914, juntamente com o movimento 'Die Brücke' (A Ponte), fundado no ano de 1905, em Dresden.
Opunha-se ao cubismo, do qual reconhece a ação renovadora mas contesta o fundamento racionalista e implicitamente realista.
Pretendia ver a Natureza e o Homem a partir das experiências, sensações e sentimentos individuais, mas com um sentido universal, para a construção de uma arte pessoal. Fundado e idealizado por Kandinsky, que disse que o grupo nasceu de uma necessidade interior.
Sem um programa preciso, mas com uma orientação decididamente espiritualista, Der Blaue Reiter editou uma revista, Almanach der Blaue Reiter, e organizou diversas exposições. Seu grande objetivo era reunir nestas exposições a vanguarda da arte europeia - artistas alemães, russos, franceses, italianos e outros, superando fronteiras e barreiras nacionais. Era o elemento artístico que deveria preponderar. De qualquer modo seus integrantes sofreram influências dos pintores franceses Cézanne e Matisse.
Como pontos comuns aos principais elementos do grupo, destacam-se:
a cor, luminosidade, textura, sentimentos;
a dimensão lírica da cor, a claridade e luminosidade, pura e límpida, podendo ser dura/macia, quente/fria, doce/amarga;
o dinamismo da forma, sobretudo a sua capacidade de fascinar, a sua magia interna, a sua emoção;
a reconquista da pureza da natureza, com tendência emotiva e abstrata da superfície.
O grupo dissolveu-se com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Franz Marc e August Macke morreram em combate. Kandinsky e Marianne von Werefkin foram obrigados a voltar para a Rússia, em razão da nacionalidade. Também Alexej von Jawlensky teve que fugir e, como alguns outros artistas alemães, refugiou-se em Ascona, Suíça até o fim da guerra , quando retornou a Munique.
Em 1923 Kandinsky, Feininger, Klee e Alexej von Jawlensky formaram o grupo Die Blaue Vier ("Os Quatro Azuis"), e palestraram juntos nos Estados Unidos em 1924."
Franz Marc |
Franz Marc |
Franz Marc |
Franz Marc |
Franz Marc |
Franz Marc
"Franz Marcfoi dos mais influentes pintores representantes do movimento expressionista na Alemanha. Em 1910, fez amizade com os pintores August Macke, Gabriele Münter e Wassily Kandinsky. Com eles e outros pintores dissidentes do movimento Neue Künstlervereinigung (Nova Associação dos Artistas), fundou o grupo Der Blaue Reiter ("O cavaleiro azul"), em 1911.
Influenciado pelo uso da cor de Robert Delaunay, gradativamente sua obra se aproxima do futurismo e do cubismo e para a crescente abstração, até culminar na abstração expressiva. O tema é a força vital da natureza, o bem, a beleza e a verdade do animal, que o autor não vê no homem.
Marc sentia-se intimamente ligado aos animais e tentou representar o mundo tal como o animal o vê, mediante a simplificação formal e cromática das coisas. Usa cada cor para denotar um significado: azul para a austeridade masculina e o espiritual; amarelo para a alegria feminina; vermelho, para a violência."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Marc
August Macke
August Macke Pintor alemão (1887-1914) |
August Macke Pintor alemão (1887-1914) |
August Macke |
August Macke |
August Macke |
August Macke
O pintor expressionista alemão August Macke, junto de seu amigo Fraz Marc, encontrou Kandinsky e juntos compartilharam da nova estética pictórica do grupo 'Der Blaue Reiter'.
O encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912, representou para Macke uma espécie de revelação. O cubismo cromático de Delaunay, que Apollinaire havia definido como orfismo, influenciará a produção do artista dali em diante.
A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914 com Paul Klee e Louis Moilliet, foi fundamental para a criação da abordagem luminista do seu período final durante o qual produziu uma série de trabalhos atualmente considerados como obras-primas.
A carreira de Macke foi bruscamente interrompida por sua morte prematura, em combate, na Primeira Guerra Mundial.
Paul Klee
Paul Klee Pintor suíço-alemão (1879-1940) |
Paul Klee Pintor suíço-alemão (1879-1940) |
"Lua Cheia" - Paul Klee |
Paul Klee |
"Senecio" - Paul Klee |
Paul Klee
Paul Klee foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. Nasceu em Munchenbuchsee no ano de 1879.
Klee tinha um estilo de pintura muito próprio, mas isto não o impediu de ter influências por diferentes tendências artísticas, incluindo o expressionismo, cubismo, e surrealismo. Ele foi um desenhista nato, realizou experimentos e dominou a teoria das cores, a qual ele escreveu "Esboço de uma Teoria das Cores".
"Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade. Klee e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus. Escola de arte, fundada em 1919, com o objetivo de unir arte e ofícios em apenas uma instituição. Klee era um mestre de colagens, vitrais, e murais. Em 1922, Kandinsky se juntou a equipe e restaurando sua amizade com Klee. Mais tarde no mesmo ano, foi realizada a primeira mostra do festival da Bauhaus, para qual Klee criou vários materiais de divulgação. Dentro da Bauhaus ocorriam vários conflitos entre teorias e opiniões, bem-vindos por Klee: “Eu também aprovo estas competições de forças se o resultado for uma façanha”.
Klee também era um membro da 'Die Blaue Vier' (Os Quatro Azuis), ao lado de Kandinsky, Feininger, e Jawlensky; formada em 1923, eles palestravam e realizavam mostras juntos nos Estados Unidos, em 1925. Naquele mesmo ano, Klee teve as suas primeiras mostras em Paris, e se tornou um sucesso entre os surrealistas franceses. Ele visitou o Egito em 1928, mas não se impressionou tanto quanto na viagem à Tunísia.
Em 1933, Klee começou a sofrer sintomas do que foi diagnosticado como esclerodermia após sua morte. A progressão de sua doença fatal, que dificultava engolir, pode ser acompanhada através da arte que ele criou nos seus últimos anos. Seu nível de criação em 1936 era de apenas 25 pinturas. No final da década de 1930, sua saúde recuperou significantemente e ele foi encorajado por uma visita de Kandinsky e Picasso.
O design mais simplificado de Klee o permitiu que ele aumentasse o nível de criação nos seus últimos anos, e, em 1939, ele criou mais de 1.200 obras.
Ele usou linhas mais pesadas e deu predominância às formas geométricas, com poucos, porém maiores blocos de cor. Suas variadas paletas de cores, algumas com cores brilhantes e outras sóbrias, talvez refletissem o seu humor alternando entre o otimismo e o pessimismo.
Klee já foi associado ao expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, e abstracionismo, mas suas imagens são difíceis de serem classificadas. Geralmente, ele trabalhava isolado da vista dos demais, e interpretava as novas tendências artísticas de sua própria maneira. Extraordinariamente inventivo em seus métodos e técnicas, Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee