PINTURAS COM PERSPECTIVA
Ao longe no horizonte
Montanhas
Mar
Barcos
Floresta
Flores
Campo
Céu
Casas
Ruas
Pessoas
Paisagens
Música: "A Arte da Fuga BWV 1080" - Bach
A Perspectiva na Arte
A perspectiva pode ser basicamente entendida como a representação da profundidade, isto é, da tridimensionalidade, em um plano bidimensional (altura e largura) de uma folha de papel ou tela.
Interiores
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Canais e Construções
Pontes
Ruas e Construções
Pinturas Impressionistas
PERSPECTIVA GRÁFICA
Ao longe no horizonte
Montanhas
Mar
Barcos
Floresta
Flores
Campo
Céu
Casas
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Pessoas
Paisagens
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
Música: "A Arte da Fuga BWV 1080" - Bach
Compositor alemão (1685-1750)
A Perspectiva na Arte
 "Arte de figurar, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporção que têm entre si os objetos vistos a distância.
(Fonte: Dicionário Michaelis)A perspectiva pode ser basicamente entendida como a representação da profundidade, isto é, da tridimensionalidade, em um plano bidimensional (altura e largura) de uma folha de papel ou tela.
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| Renoir | 
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| Van Gogh | 
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| Van Gogh | 
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| Van Gogh | 
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| Klimt | 
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| "Outono na Bavária" - Kandinsky | 
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| Turner | 
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| Monet | 
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| Monet | 
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| Anselm Kiefer Pintor e escultor alemão contemporâneo  | 
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| Anselm Kiefer Pintor e escultor alemão contemporâneo  | 
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| Anselm Kiefer Pintor e escultor alemão contemporâneo  | 
Interiores
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| Anselm Kiefer Pintor e escultor alemão contemporâneo  | 
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| Anselm Kiefer Pintor e escultor alemão contemporâneo  | 
Pessoas
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| Isaak Brodsky Pintor russo-ucraniano (1883-1939)  | 
Pessoas nas Ruas
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| Gustave Caillebotte Pintor francês (1848-1894)  | 
Canais e Construções
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| "Veneza" - Turner | 
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| "Veneza" - Turner | 
Pontes
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| Gustave Caillebotte Pintor francês (1848-1894)  | 
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| Renoir | 
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| Turner | 
Ruas e Construções
Pinturas Impressionistas
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| Camile Pissarro Pintor francês (1830-1903)  | 
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| Camile Pissarro Pintor francês (1830-1903)  | 
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| Monet | 
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| Monet | 
Pinturas Contemporâneas
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| Valerio D'Ospina Pintor norte americano contemporâneo  | 
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| Valerio D'Ospina Pintor norte americano contemporâneo  | 
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| Valerio D'Ospina Pintor norte americano contemporâneo  | 
PERSPECTIVA GRÁFICA
"A palavra perspectiva significa ver através de, um dos significados de perspicere, em uma tradução literal da palavra grega optiké.
A interpretação do artista Dürer se baseia na definição moderna que entende a perspectiva como uma seção transversal provocada na pirâmide visual (ou cone visual, que deu origem ao termo perspectiva cônica), pelo plano do quadro.
Desde o seu surgimento, na Renascença, quase toda pintura obedecia a esse método de representação. A perspectiva era um expediente geométrico que produzia a  ilusão da realidade, mostrando os objetos no espaço em suas posições e tamanhos corretos. A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o observador em aquele para o qual o mundo todo converge."
A pintura "Escola de Atenas", do artista renascentista Rafael, é um exemplo de umas das primeiras pinturas de representação clássica da perspectiva: 
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| "A Escola de Atenas" - Rafael Sanzio Pintor renascentista italiano (1483-1520)  | 
História
"No sentido lato, se a perspectiva é "a ciência da representação dos objetos numa superfície, da forma como surgem ao olhar humano, vistos de uma certa distância", seria descabido não reconhecer que, neste contexto, a perspectiva já existia na antiguidade.
Na antiguidade egípcia, muito antes do surgimento dos processos de perspectiva com pontos de fuga, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático; por exemplo, o faraó fatalmente era representado em tamanho maior que o de seus súditos. Iconograficamente a tradição impunha que os elementos retratados tomassem a forma mais fácil de reconhecimento, o que terminava por fragmentar os "modelos" a partir de pontos de vista "frontais" (lei da frontalidade).
Os gregos, depois de terem seus desenhos fortemente influenciados pela lei da frontalidade, partiram para o naturalismo e quase descobriram as leis da perspectiva geométrica, mas uma experiência malsucedida os afastou dessa ideia, pois os corpos mais distantes se projetaram maiores no plano de projeção, quando na realidade o que está mais distante deve parecer menor."
 Continuar lendo:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectiva_%28gr%C3%A1fica%29
Ponto de Fuga
"O Ponto de fuga é um ente do plano de visão, que representa a interseção aparente de duas, ou mais, retas paralelas, segundo um observador fixo. "
Perspectiva com um ou dois pontos de fuga
"Nesses processos de perspectiva os pontos de fuga estão situados na reta de fuga, que é resultado da interseção entre o plano de visão (que contém o observador) e o quadro, sendo assim, todos os pontos de destes tipos de perspectiva, pertencem à linha do horizonte.
"Nesses processos de perspectiva os pontos de fuga estão situados na reta de fuga, que é resultado da interseção entre o plano de visão (que contém o observador) e o quadro, sendo assim, todos os pontos de destes tipos de perspectiva, pertencem à linha do horizonte.
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| Perspectiva com Um Ponto de Fuga | 
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| Perspectiva com Dois Pontos de Fuga | 
Perspectiva "aérea" com três pontos de fuga
"Os sistemas com três pontos de fuga foram criados por diferentes motivos e para aplicações diferentes. O terceiro ponto de fuga pode ser:
Vertical, que surge da necessidade de representar as retas verticais como elementos convergentes do campo visual (por se afastarem do observador). Este sistema também é utilizado para situações em que os objetos têm o eixo principal oblíquo em relação ao quadro.
Inclinado, que é uma variação do ponto de fuga vertical, e é utilizado quando o observador está descentralizado.
Colinear, usado para representar o que é visto por um observador em movimento, quando este se encontra paralelo ao plano de terra.
Como consequência geométrica da Teoria das projeções, três pontos de fuga não alinhados são necessários e suficientes para a determinação de um plano de fuga (plano do horizonte). Como condição de existência, o plano do horizonte não pode conter o observador."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_fuga



















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