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30 de julho de 2019

ARTE FRANCESA - PAUL SIGNAC - PARTE I - PONTILHISMO - NEO IMPRESSIONISMO









ARTE FRANCESA


PAUL SIGNAC


Parte I

A Pintura Pontilhista do Artista Francês Paul Signac e o Período Neo-Impressionista

Imagem relacionada
"Palácio Papal em Avignon" - Paul Signac
Pintor francês (1863-1935)


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"O Grande Canal de Veneza" - Paul Signac
Pintor francês (1863-1935)


Vídeo-Música: Pinturas de Paul Signac
Música: "Presto 4" - Rachmaninov
Sergei Rachmaninov - Compositor, pianista e maestro russo (1873-1943)





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"O Porto de Saint Tropez" 
Pintor francês (1863-1935)


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File:Paul Signac - View of the Seine at Herblay - Google Art Project.jpg
"Vista do Rio Sena"


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"A Nuvem Rosada - Antibes"


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"Mulher com Sombrinha"

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"A Sala de Jantar"



O Pontilhismo

"O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador.

Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.

A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.

Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX. A denominação do movimento como Pontilhismo só foi designada ao estilo na década de 1880 a fim de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também usaram técnicas parecidas como o Neo-Impressionismo, mas com pinceladas mais largas.

O Pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilhistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos. Normalmente, essas obras são feitas de tinta a óleo por conta da expessura e a não tendência de escorrer pela tela."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo



Período Neo-Impressionismo

"Neo-impressionismo é um termo criado pelo crítico de arte francês Félix Féneon (1861-1944) em 1886 ao ver a obra Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, de Georges Seurat, considerado líder do movimento, em uma exposição da Société des Artistes Indépendants (Salon des Indépendants) em Paris. A França passava por um período de avanços tecnológicos e os pintores estavam buscando novos métodos. Os seguidores do neo-impressionismo, em particular, foram atraídos para cenas urbanas modernas, bem como paisagens e praias. A interpretação baseada na ciência de linhas e cores influenciou a caracterização de sua arte. As técnicas pontilhistas e divisionistas são muitas vezes mencionadas ao se falar neste movimento, pois eram as técnicas dominantes em seu início."



Princípios estéticos: luz e cor

"O Neo-impressionismo surgiu como uma tentativa de evolução e superação da pintura impressionista. Seurat e seus seguidores queriam refinar o modo intuitivo e espontâneo de pintar dos impressionistas. Para isso, o artista recorreu aos estudos de cor e ótica que haviam sido publicados na época. Os neo-impressionistas utilizavam de pontos e blocos de cor a fim de criar no olhar do espectador a composição da obra. Era também objetivo dos neo-impressionistas resgatar o status da pintura na virada do século, pois ela havia sido inferiorizada com outras técnicas, principalmente com a chegada da fotografia.
O desenvolvimento da teoria da cor por Michel Eugène Chevreul e outros no final do século 19 desempenhou um papel fundamental na formação do estilo neo-impressionista. O livro de Ogden Rood, Modern Chromatics, reconheceu os diferentes comportamentos exibidos por luzes coloridas e pigmentos coloridos. Enquanto a mistura do primeiro criava uma cor branca ou cinza, a última produzia uma cor escura e turva. Como pintores, os neo-impressionistas tiveram que lidar com pigmentos coloridos, para evitar a tontura, eles inventaram um sistema de justaposição de cor pura. Assim, a mistura de cores não era necessária. A utilização efetiva do pontilhismo facilitou a obtenção de um efeito luminoso distinto e, à distância, os pontos se juntaram como um todo mostrando o máximo brilho e conformidade com as condições reais da luz."
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neo-impressionismo


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